top of page

As 4 melhores ferramentas para você Social Media Manager se mantar organizada.

A vida de uma Social Media Manager é cheia de desafios. Desde a criação de conteúdo até a gestão de múltiplas plataformas e o atendimento ao cliente, manter tudo organizado pode ser uma tarefa monumental. Felizmente, existem ferramentas incríveis que podem ajudar a simplificar essa rotina e aumentar a eficiência. Neste artigo trago os meus 4 anos de experiência na área em forma de lista com as quatro melhores ferramentas para você Social Media Manager se manter organizado e entregar o seu trabalho da melhor forma possível: Notion, Asaas, Figma e Reportei.


1. Notion


O que é?

Notion é uma ferramenta tudo-em-um que combina notas, tarefas, bases de dados, calendários e muito mais em um só lugar. É extremamente versátil e pode ser customizado de acordo com suas necessidades específicas.



Como o Notion ajuda na organização?

  • Gestão de Tarefas: Crie listas de tarefas detalhadas, acompanhe prazos com ou sem lembretes e atribua tarefas a membros da equipe e clientes.

  • Documentação Centralizada: Mantenha todas as suas ideias, arquivos, estratégias e planos de conteúdo organizados em um único lugar.

  • Bases de Dados Personalizáveis: Crie bases de dados para gerenciar campanhas, conteúdo e informações dos clientes, plataformas da empresa, tarefas e muito mais.


Dica de uso:

Gosto de usar o Notion como um sistema para a minha empresa. Mantenho lá informações administrativas, atendimento ao cliente, contato com a equipe, TUDO. Se você não quer ou não tem tempo para criar, templates prontos auxiliam muito na implementação, economiza tempo e mantém tudo padronizado.



2. Asaas

O que é?

Asaas é uma plataforma de gestão financeira que facilita a emissão de boletos e notas fiscais, cobranças e a gestão de recebíveis. É ideal para a Social Media que não quer ficar lançando tudo a mão e desde o início, quer mostrar profissionalidade e eficiencia.


Como o Asaas ajuda na organização?

  • Gestão de Cobranças: Automatize o envio de cobranças recorrentes e acompanhe pagamentos de clientes. Não se preocupe com envio de notificações, o sistema do Asaas faz isso de forma automática e tudo pode ser configurado no momento do cadastro da primeira cobrança.

  • Controle Financeiro: Tenha uma visão clara das suas finanças, com relatórios detalhados e controle de fluxo de caixa.

  • Facilidade de Pagamento: Ofereça múltiplas opções de pagamento aos seus clientes, facilitando a quitação de débitos.


Dica de uso:

Use o Asaas em conjunto com a sua conta PJ. No meu caso, toda a minha gestão de fluxo de caixa fica no Asaas e no Notion lanço apenas gastos recorrentes, para ter uma noção dos débitos do mês. A gente tem mais o que fazer do que ficar lançando informação na mão e salvando nota fiscal, sendo que podemos ter tudo detalhado no Asaas a um clique para download.



3. Figma

O que é?

Figma é uma ferramenta de design colaborativo que permite criar e compartilhar designs de alta qualidade em tempo real. É perfeita para a Social Media que precisa trabalhar em equipe na criação da parte visual do conteúdo do cliente e se sente limitada com o Canva.


Como o Figma ajuda na organização:

  • Design Colaborativo: Trabalhe simultaneamente com outros membros da equipe em projetos de design, facilitando a colaboração e revisão.

  • Mais personalidade no seu design: Produza designs muito mais atrativos e com a personalidade da marca do seu cliente com um programa vetorial que te dá muito mais liberdade na criação.

  • Kit de marca: Crie padrões de marca para serem utilizados nos designs de cada cliente, mantendo mais consistência no visual da marca nas redes sociais.



Dica de uso:

Utilize Figma para criar com mais agilidade e colaborar com o seu designer. Sabe quando você precisa corrigir uma única palavra no texto e não pode esperar? Com o Figma você consegue ter acesso ao criativo editável e até colaborar com o designer no momento que ele está criando quando a situação exige. Eu fiz um curso de Figma e não largo a comunidade da Gio por nada! Você pode conhecer o curso clicando aqui.



4. Reportei

O que é?

Reportei é uma ferramenta de criação de relatórios de marketing digital. Ela automatiza a geração de relatórios detalhados de desempenho, economizando o tempo da Social Media que tem vários clientes na cartela para gerenciar.


Como o Reportei ajuda na organização?

  • Relatórios Automatizados: Crie automações para gerar relatórios periódicos de desempenho para suas campanhas de mídia social com apenas alguns cliques.

  • Integração com Plataformas: Conecte várias redes sociais de um mesmo cliente para reunir todos os dados em um único relatório.

  • Análises Detalhadas: Obtenha insights valiosos sobre o desempenho de suas campanhas, identifique áreas de melhoria e adicione suas observações sobre o desempenho da conta.



Dica de uso:

Além de gerar relatórios de forma automática, o Reportei tem outras funções bem interessantes como acompanhamento de objetivos e linha do tempo. Assim você pode registrar os marcos do período do contrato e fazer uma apresentação final. No dia a dia o cliente esquece o quanto evoluiu desde que te contratou e ter esses dados bem detalhados são ótimos para manter o olho do cliente no crescimento que você Social Media tem conquistado para ele.



Conclusão

Manter-se organizado e otimizar o seu trabalho é essencial para o sucesso de uma Social Media Manager. Ferramentas como Notion, Asaas, Figma e Reportei não só ajudam a simplificar processos e aumentar a eficiência, mas também permitem que você se concentre no que realmente importa: criar e executar estratégias impactantes. Experimente essas ferramentas e veja como elas podem transformar sua rotina de trabalho.



コメント


lari-social-media-profile_edited.png

Bem-vindo ao meu espaço feito a mouse.

Assim como a maioria de nós, sou uma social media que caiu de paraquedas nessa profissão buscando algo melhor e hoje sou apaixonada pelo que faço.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Instagram
  • free-gumroad-7662442-6297428
  • Pinterest
  • Threads-Logo
bottom of page